Foto Alunos de Pedagogia

Foto Alunos de Pedagogia


quinta-feira, abril 22, 2010

Trabalho com Material Reciclado - Robótica

Esse trabalho destina-se a criação de uma robótica com material reciclado. Os alunos se dividiram em duplas e criaram seus objetos com as respectivas descrições de montagem.


Relato sobre a construção da Robótica:
A partir das matérias utilizados chegamos a conclusão de fazer o’’ ROBBOB ‘’;
através de uma visão futurista onde as máquinas cada vez mais tomam o lugar do homem em seu ambiente de trabalho,atualmente podemos já constatar isso em paises como o Japão onde se utiliza os robôs na industria automobilística.
Foi construído a partir dos seguintes materiais:

1. Caixa de sukrilos;
2. Recorte de revistas;
3. Copos descartáveis;
4. Cola;
5. Durex;
6. Linha;
7. Agulha;
8. Canetinha;
9. Papel alumínio;
10. Papel colorido;

Cristiani e Gêsica


A partir da leitura do livro: “Capitão Cueca”, tivemos a ideia de construir o personagem principal da história, que usa objetos reciclados, e com outras utilidades para defender o Planeta. Nos identificamos com o personagem, pois ele nos faz pensar o quanto a tecnologia nos faria falta nos dias de hoje, se não existisse.
O boneco foi construído com: caixas, jornal, copo de guaraná natural, sucata de papel, embalagens de M&Ms e retalho de tecidos.

Julimar Loures da Silva Ferreira
Viviane Ferreira Bartholo Guedes


Foi solicitado pela professora a montagem com materiais reciclados de algum objeto relacionado a robótica, como avaliação para nossa prova de AV1.
Tinha algumas fotos de uma visita que levei minha filhas no parque Marapendi, onde havia uma exposição de peças e várias idéias desenvolvidas à partir de materiais reciclados. Através da foto tivemos a idéia de fazer a Robonilda e um foguete.
Estávamos com vários materiais e selecionamos: Primeiro fizemos a Robonilda, os olhos amarelos foram colados com cola quente. Andréia achou interessante a tampa do shampoo para fazer a boca, ela furou e colocou cola quente. Para os braços a Sônia conseguiu quebrar o cabo do barbeador e virou um braço. O Nariz Andréia tirou a tampa da acetona e colou. Achamos a Robonilda muito sem graça, e com um papel rosa, logo a Andréia, pegou e franziu uma saia, que amarrou com uma linha de costura. A Sônia fez um laço e colou com cola quente na cabeça. Agora sim ela está arrasando.
O Foguete, o corpo foi com uma garrafa de pet, transparente, foi difícil para fazer o cone, primeiro riscamos em um papel e recortamos para depois colocar em cima da caixa de leite aberta e depois cortar e colar. Para as astes do foguete, foi a partir de um retângulo, cortei no meio de ponta a ponta, e colamos com cola quente. Agora sim, nossa Robonilda pode ir pra Galáctea e arrumar um Robonildo.
MATERIAL
Robonilda (Material utilizado) : garrafa de água-sanitária, cabo do aparelho de barbear, papel crepon, tampa de acetona, tampa de Ice-Tee, tampa de shampoo.
Foguete (Material utilizado): garrafa pet e caixa de leite

Sônia Souza e Andréia Josiane


Nessa era tecnológica os brinquedos feitos a mão estão sendo esquecidos , então nós usamos o trabalho manual para confeccionar o robô que é um brinquedo moderno.
Utilizamos para o corpo do robô uma caixa de sabão em pó , e para os botões e rodinhas usamos tampinhas de refrigerante e achocolatado ,utilizamos também papel EVA para forrar o corpo ,para o s olhos, rodinha e boca usamos papel camurça e para os botões papel seda .
Por decisão da dupla Lidiane e Pamella , fizemos um robô , que dá uma noção maior da idéia de robótica , que nos tempos modernos está sendo muito utilizados para diversos fins.

Lidiane e Pamella


Relato sobre a construção da robótica:

Sucatoso
O trabalho foi realizado em sala de aula no dia 15/04/2010 a partir da idéia de criar um robô, o nosso querido Sucatoso, pois foi a primeira coisa que pensamos ao falar em robótica.
Ele foi construído com o material “sucata” recolhido em casa como:
• Caixa de sucrilhos;
• Rolos de papel higiênico;
• Rolos de papel toalha;
• Caixa de geléia;
• Tampas de refrigerante;
• Cola polar;
• Tesoura;
• Estilete.
Esperamos que a nossa criação tenha sido bem sucedida.

Joana Bernardes e Cristiane Cabral Tani


Optamos por montar um robô, pois é algo que está ligado a robótica que no futuro se tornará cada vez mais útil ao ser humano e aos seus avanços tecnológicos.
Este robô foi confeccionado com os seguintes materiais reciclaveis:
Caixa de suco,palitos de sorvetes,caixa de bombom,tampa de alumínio,garrafa pet.
Temos esperança de que no futuro,robôs possam ser criados com o objetivo de auxiliar crianças em recuperação e/ou com necessidades especiais que atrapalhem o desenvolvimento motor, ajudando-o a locomover-se e desenvolvendo com o paciente exercícios de psicomotricidade.

Bruna e Carina


A principio o que nos levou a realizar esse trabalho foi somente o pedido da professora. Mas durante o desenrolar do trabalho nos demos conta do quanto estamos presos ao consumismo, logo, nossos filhos também estão. Quer dizer, nos demos conta do quanto é divertido, do quanto aguça a criatividade e a imaginação a criação de robôs ou de qualquer brinquedo de sucata.
Podemos dizer até que sentimos alguma dificuldade na construção do robô, pois nos faltou à prática, o hábito.
Escolhemos fazer um robô exatamente por contado consumismo. Porque as crianças hoje estão muito ligadas a marcas caras e nem um pouco com a diversão que o brinquedo deve proporcionar-lhes.
E principalmente porque é divertido confeccionar coisas, criar e ao final de tudo perceber que o que antes era apenas lixo pra muitas pessoas se tornou um lindo robô.
Para o robô utilizamos:
 Fita de cetim
 Garrafa pet
 Tampa de garrafa
 Copo descartável
 Copo de danone
 Espiral de caderno
 Papel crepom
 Purpurina
 Tesoura e cola
 Pedaços de caixa de leite
E o nome da nossa robozinha é Gonfransina

Denise Queiroz
Taynah Muniz


Relato do trabalho


Escolhemos fazer um robô, pois achamos que a robótica está ligada a modernidade, as inovações da tecnologia.
Na criação do robô a Driéli fez o corpo com caixa de almôndega e revestiu com papel branco, colocou a embalagem das almôndegas na parte da frente da barriga e preencheu seus buraquinhos com papel de bala, fitas, embalagens de papelão picotado para dar um efeito colorido. A parte da cabeça foi feita pela Rafaella com caixa de molho de tomate que também foi revestida com papel branco, os olhos foram feitos com tampinhas e a boca com um pedacinho de caixa de leite. As demais foram feitas pelo Bruno, que foi o cabelo feito com rede de laranja, a antena feita com papel enrolado, braços feitos com parte de caixa de leite, pernas com o rolo de papel toalha e a parte das costas com embalagem de bombom e tampinha de amaciante.

Rafaella Beer
Driéli Fernandes
Bruno Daltro


Criamos este robô que denominamos Ecologix 2010, um robô criado a partir de materiais de sucata (uma caixa de leite compondo o corpo, um copo de guaravita servindo como cabeça, cabelos de fita amarela, rolos de papel higiênico servindo de suporte para os pés, garfos descartáveis para os braços e potes de danone como botões). O personagem objetivaria criar um conceito de consciência ecológica nas crianças, uma vez que estas, acompanhando o processo de sua confecção, desenvolveriam alguma consciência da importância da reciclagem e de como é possível reaproveitar materiais usados. O que é jogado fora, muitas vezes tido como inutilidade, pode se tornar útil e desenvolver o lúdico, e é isto que tencionamos mostrar aqui.

Ricardo Bauler e Lívia Ribeiro


Relatos da Prova sobre a construção Robótica
O trabalha foi baseado na construção de uma robótica com material descartável tipo:
 Caixa de leite
 Caixa de todinho
 Caixa de ovo
 Caixa de bombom
 3
 Fita adesiva vermelha
 Aspiral
 Tampinhas de garras
 E um laço de presente
Que recebeu o nome de TM-2015, por não se parecer com nada convencional.
T de Tânia e M de Mary. Ele foi construído com a sobra da sobra dos meus colegas de turma.

Mary Heli Rangel
Tânia Regina Moreira Santos


Pensamos em fazer um robô porque é muito semelhante a um humano. Nomeamos de “João Latão”.
A construção do robô foi bem rápida, escolhemos qual material poderia ser utilizado para cada membro e encaixamos cada um em seu lugar.
A abertura da caixa abriu e formou uma boca para o boneco.
Buscamos fazer com reciclagem, deixando transparecer os materiais.
Os materiais usados foram: Rolos, caixa, papel, tesoura, cola, fita adesiva e espiral.

Mariana e Tainah Moraes


POLOBITA – o robozinho.
A partir das aulas de informática sobre a importância da tecnologia na aprendizagem infantil, pensamos e executamos um robozinho na tentativa de representar como a cibernética, a robótica e a própria informática são importantes para a educação dias atuais.
Fazendo então, uma junção da necessidade de se reciclar, e da importância de estarmos conectados, usamos de materiais recicláveis tais como lata de Nescau, caixa de sabão em pó, caixinhas de chocolate e rolos de papel, níqueis de latinhas, arquinho de festa, caixa de ovo e papéis coloridos, desenvolvendo em nós e para a formação de nossos alunos uma consciência de re-aproveitamento de materiais recicláveis.
Construir esse robô para nós foi uma conquista e ao mesmo tempo um desafio, pois nos sentimos mais próximas da realidade cibernética, que é presente em nossas vidas e apo mesmo tempo pudemos resgatar o passado de se fazer brinquedos, já que em nossos dias, encontramos tudo pronto nos mercados, de nossa sociedade capitalista.
Vimos com esse trabalho, como foi importante resgatar em nós o prazer de construir, reciclar, criar, inventar e adentrar o mundo da imaginação e da concretização do imaginado quando pronto.
Nosso robozinho recebeu o nome de Polobita porque ele representa-nos na tentativa de reciclar o que parece inútil e de conectarmos no mundo da tecnologia.

Benedita Furtado e Apolônia Regina Ferreira


Relato sobre a construção da robótica


Vivemos em uma geração que a cada dia vem avançando tecnologicamente. Para representarmos essa era, escolhemos construir um símbolo que a melhor representa: o robô. Através desta figura, pretendemos mostrar o quanto à tecnologia evoluiu e ainda vai evoluir, e com isso trazer uma série de benefícios para a vida em sociedade. Podemos ver algum deles, ao fazermos o trabalho de pesquisa sobre a contribuição da informática para os portadores de necessidades especiais, realizado para essa disciplina.
Para produzir o robô foram utilizados materiais recicláveis como uma conexão de vaso sanitário, um CD, fitas, entre outros. Os materiais foram escolhidos pensando em dar a peça um tom mais futurista.
Por fim, a mensagem que deixamos é que o homem e a tecnologia são, acima de tudo, parceiros, e por isso caminham juntos em busca do progresso da humanidade.

Sérgio Luiz e Tatiane Ribeiro

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei muito das idéias sou professora de artes para o fundamental gostaria de receber mais material se for possivel.
margareth_selner@hotmail.com